Despachantes entregam reivindicações ao DETRAN-RS

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Quarta, 19 Junho 2019 19:11

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber defendeu a importância de melhorar custos e atendimento na reunião entre despachantes e o diretor-geral do Detran, Enio Bacci, nesta quarta-feira (19), em Porto Alegre. Excesso de tarifas cobradas nos CRVA´S, falta de acesso a totalidade dos dados no sistema informatizado do DetranRS e a implantação de registro formal das negativas de processos estão entre as reivindicações. O encontro para que representantes da categoria apresentassem seus pleitos foi acertado em audiência pública na Assembleia Legislativa solicitada pelo deputado Mateus Wesp. Bacci disse que a autarquia está aberta a diálogo e relatou medidas que vem sendo tomadas para melhorar a qualidade e o preço dos serviços.

Uma delas, anunciada nesta semana, acabou com o valor fixo para os serviços dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Aulas teóricas e práticas para tirar a CNH terão um valor máximo definido pelo Detran, mas os CFCs poderão oferecer promoções e dar descontos. O Detran também anunciou uma mudança nos critérios para instalação de CFCs, que poderá resultar na abertura de novos centros. “A ideia é qualificar o atendimento ao cidadão, estamos aqui para dialogar”, disse Bacci.

Para Weber, a flexibilização vem em boa hora, pois a concorrência sempre é salutar para o mercado e para os consumidores “Avaliamos positivamente as iniciativas e ficamos satisfeitos com a disposição da autarquia para analisar os pleitos dos despachantes”, conclui Weber.

Raio-X
No Estado, atuam cerca de 1,5 mil despachantes