Assembleia discute ampliação da produção de etanol

Categoria: NOTÍCIAS Criado: Segunda, 15 Abril 2019 17:02

Será na quinta-feira (18), a partir das 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo para discutir as oportunidades e desafios para a ampliação da produção de etanol no Rio Grande do Sul, objetivando a autossuficiência e a diversificação da produção.


Autor do requerimento o deputado Elton Weber (PSB) disse que há interesse de universidades, entidades e empresas num debate amplo do tema. Estudos indicam a produção de etanol no Brasil é hoje de 28 bilhões de litros ao ano frente a uma estimativa de demanda de 54,5 bilhões de litros em 2022. No Rio Grande do Sul, com demanda interna de 1,5 bilhões de litros/ano a produção gaúcha limita-se a produção de etanol de cana-de-açúcar em pequena escala, o equivalente a 3% da demanda estadual.

Um projeto em fase preliminar – o Proetanol/RS - indica viabilidade técnica, econômica, social e ambiental para expandir a produção, especialmente com o etanol amiláceo, feito a partir de grãos e tubérculos, como a batata, triticale, sorgo e arroz. “Os dados e fatores apresentados até agora convergem favoravelmente para que esse possa, quem sabe, ser um projeto de estado no futuro.”

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber