Assembleia discute ampliação da produção de etanol

Escrito por Patrícia Cardoso
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Segunda, 15 Abril 2019 17:02

Será na quinta-feira (18), a partir das 10h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo para discutir as oportunidades e desafios para a ampliação da produção de etanol no Rio Grande do Sul, objetivando a autossuficiência e a diversificação da produção.


Autor do requerimento o deputado Elton Weber (PSB) disse que há interesse de universidades, entidades e empresas num debate amplo do tema. Estudos indicam a produção de etanol no Brasil é hoje de 28 bilhões de litros ao ano frente a uma estimativa de demanda de 54,5 bilhões de litros em 2022. No Rio Grande do Sul, com demanda interna de 1,5 bilhões de litros/ano a produção gaúcha limita-se a produção de etanol de cana-de-açúcar em pequena escala, o equivalente a 3% da demanda estadual.

Um projeto em fase preliminar – o Proetanol/RS - indica viabilidade técnica, econômica, social e ambiental para expandir a produção, especialmente com o etanol amiláceo, feito a partir de grãos e tubérculos, como a batata, triticale, sorgo e arroz. “Os dados e fatores apresentados até agora convergem favoravelmente para que esse possa, quem sabe, ser um projeto de estado no futuro.”

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber