Projeto de lei que ameaça cooperativismo pauta Frencoop

Escrito por Patricia Cardoso / Foto: Júnior Oliveira
Categoria: NOTÍCIAS Criado: Terça, 22 Janeiro 2019 15:16

Discutir estratégias para as prioridades do sistema cooperativista neste ano será o objetivo da reunião organizada pela Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do RS (Frencoop-RS).

O encontro ocorrerá em 18 de fevereiro, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Como a pauta inclui temas federais, a intenção é que haja participação de integrantes da Frencoop da Câmara dos Deputados. A demanda foi apresentada, nesta terça-feira (22), pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop-RS, Vergilio Perius, aos deputados Elton Weber (PSB) e Zilá Breitenbach (PSDB).

Uma das preocupações do sistema cooperativo é o projeto de lei que ameaça o Sistema S no país. Em tramitação no Congresso Nacional, o PL 10.372/2018 propõe retirar 25% dos recursos do sistema para destinar ao Fundo Nacional de Segurança Pública, atingindo, entre outros, o Sescoop. Presidente da Frencoop-RS, o deputado Elton Weber destaca a importância do debate. “Tirar esse recurso representa privar a sociedade de serviços sociais que existem justamente para construir um país mais equilibrado. Precisamos nos mobilizar.”

Pelo estatuto da Assembleia Legislativa, a Frencoop tem de ser recriada a cada ciclo legislativo. A coleta de assinaturas começa no próximo dia 2. São necessárias 19 adesões. Weber acredita que isso não será problema já que no atual mandato houve o apoio dos 55 deputados eleitos, o que demonstra o reconhecimento da relevância econômica e social do setor.

Login de Usuário

Sistema de login restrito para abastecimento do portal.


Cadastre-se

Para receber os informativos

Elton Weber Deputado Estadual

  

Gabinete Parlamentar

( 51 ) 3210-2440

Rua Marechal Deodoro, 101 sala 804

Centro Histórico - Porto Alegre - RS

E-MAIL 

elton.weber@al.rs.gov.br

ww1.al.rs.gov.br/eltonweber